Em sintonia com o tema oficial da IECLB para 2026, _“Cuidar da Criação de Deus”_, a JELATEAM – Juventude Evangélica de Agrolândia – realizou no último domingo, 31 de maio de 2026, um passeio ecológico ao Fundo do Campo, em Otacílio Costa.
A ação marcou o início da Semana do Meio Ambiente nas comunidades locais, sob a coordenação do Pastor Euclécio Schieck.
O grupo percorreu 31 km de estrada de chão até o sítio da família Koepsel, onde foi acolhido pelo casal Michel e Bruna. Durante a tarde, os jovens participaram da coleta de pinhão e, em seguida, aprenderam a preparar a tradicional sapecada, experiência inédita para a maioria dos participantes.
A atividade buscou relacionar o lema bíblico de 2026, baseado em Apocalipse 7.3 – _“Não danifiquem nem a terra, nem o mar, nem as árvores”_ – com a vivência prática de cuidado com a criação. “Agradecemos a Deus pela reflexão em contato com a natureza e pela comunhão, tanto com o Criador, quanto com os colegas”, destacou a JELATEAM em relato.
Desde 1976, a IECLB adota anualmente um tema e lema bíblico para orientar as reflexões e ações de suas comunidades. Em 2026, a ênfase recai sobre a responsabilidade cristã na preservação ambiental.
Segundo a representante do Galo Verde, Carla Fontana Schieck: “Em 2024 a Paróquia Evangélica de Confissão Luterana em Agrolândia, aceitou fazer parte do Programa Ambiental Galo Verde e desde então, no calendário de atividades, estão incluídas ações ambientais com a participação do GV“.