No dia 27 e 28 de abril, aconteceu na Comunidade IECLB de Itapema/SC o Seminário Galo Verde 2024, realizado todos os anos pelo Programa Ambiental Galo Verde que é um movimento ecológico dentro da IECLB, que teve origem no Sínodo Vale do Itajaí e hoje abrange os Sínodos Centro – Sul Catarinense e Norte Catarinense, com membros em vários estados.
O seminário iniciou às 14:00 de sábado, com acolhida e boas vindas do P. Renato Pagung, onde foram cantados hinos de louvor com temas ambientais.
A Sra. Carla Schieck saudou a todos em nome do Galo Verde e contou sobre o que a levou a ser uma ambientalista e se tornar um membro do GV.
O Sr. Nélcio Lindner fez um breve histórico sobre o GV e deu seu testemunho pessoal.
Em seguida o ambientalista e naturalista Lauro Eduardo Bacca da ACAPRENA de Blumenau explanou sobre a “HUMANOSE: CAUSAS, SINTOMAS E CURA – O” Pecado Original” das Mudanças”, nos trazendo muitos alertas e muitas informações importantes e interessantes sob o foco científico e cristão que nos chama à responsabilidade de executar a tarefa que Deus nos determinou no livro de Gênesis.
Após, abriu –se à palavra livre aos participantes onde puderam ser compartilhadas suas opiniões, questionamentos e experiências pessoais relacionados ao meio ambiente.
Foi oferecido o livro dos 50 anos da ACAPRENA pelo Sr. Bacca e sua esposa, para ajudar a instituição.
Em seguida tivemos um momento de confraternização em um ambiente arrumado com mesas enfeitadas e um delicioso café oferecido pelo grupo de mulheres da comunidade, onde percebemos o carinho e acolhimento das mesmas.
Durante o café, o palestrante Bacca fez uma demonstração de como reagem as enxurradas diante de solos cobertos por mata (representado por uma toalha permeável), os com alguma cobertura vegetal (toalha semipermeável) e os solos totalmente desnudos (diretamente na superfície lisa da mesa), derramando o mesmo volume de água dobre cada uma das superfícies inclinadas. Pudemos observar que o solo que representava a mata segurou melhor a “enxurrada” o que na prática significa que as matas protegem as encostas, evitam o impacto destrutivo e diminuem a velocidade das águas precipitadas pelas chuvas.
Em seguida Johannes Gerlach de Paulo Lopes palestrou sobre “PORQUE ESTÁ FICANDO CADA VEZ MAIS QUENTE” surpreendendo a todos sobre os índices alarmantes da elevação da temperatura na Terra, deixando bem claro que o planeta está ardendo em febre.
Maria, esposa do Johannes, presenteou aos participantes com um lindo broche dourado com a letra grega “η” (eta), símbolo de física para a efetividade energética, que identifica pessoas que são ativistas ambientais.
O dia foi encerrado trazendo a todos uma grande reflexão sobre nossas ações e a nossa indiferença ou descuido para a Criação de Deus, e todos foram convidados para continuar a refletirmos no culto do dia seguinte.
No domingo os pastores Renato, Emílio de Joinville e Alan (sinodal) realizaram o culto com tema ambiental, com lindos hinos e o batismo de duas crianças.
Johannes foi convidado pelo P. Renato a apresentar o GV aos participantes do culto.
Pastor Alan fez uma linda prédica que mais uma vez nos fez refletir sobre a Criação de Deus, nosso descaso com ela e que temos que agir sempre, sem desanimar, para que nosso mundo seja cada vez melhor e também por agradecimento a Deus por ter nos dado essa casa que é nosso planeta.
Temos certeza de que todos saímos deste seminário mais ricos em conhecimento, conscientes, mas muito mais preocupados e dispostos a agir e decidir em prol à natureza, no serviço e em gratidão a Deus.
A nossa qualidade de vida depende de cada um de nós e se trabalharmos juntos, mesmo que seja um trabalho de formiguinha, podemos deixar um mundo melhor, mais saudável para as gerações que já estão aqui e as que virão.
Só depende de nós agora, já!
Carla Schieck- Galo Verde
Abril /2024