Hoje, 16/12/2013, lançamos oficialmente o site do Galo Verde. O Galo Verde é um projeto ecumênico para implantação de iniciativas de preservação ambiental no âmbito das igrejas. Além dos argumentos lógicos para defender o uso racional dos recursos naturais, temos principalmente a motivação da fé. No Credo Apostólico confessamos que Deus é criador. Portanto, os recursos naturais são parte da criação de Deus e cabe a nós preservar e cuidar.
Como igrejas, podemos fazer muito pela preservação da criação. Podemos proclamar que a criação é boa e que nos foi confiada a tarefa de preservá-la. Podemos provocar reflexões. Podemos dar dicas de uso consciente e racional. Podemos denunciar abusos cometidos contra a criação. E também podemos agir. Este é o grande desafio do Galo Verde: motivar pessoas, comunidades e instituições eclesiásticas para a ação.
Cada uma e cada um de nós produz pegadas ambientais. A pegada ambiental ou pegada ecológica são as consequências deixadas pela atividade humana no ambiente. Deixamos algum rastro em tudo o que fazemos. Tente imaginar o que envolve a simples atividade de escovar os dentes. Você precisa de água, pasta, escova… Quanta água você usa para escovar os dentes? Quanta energia foi necessária para tratar e transportar essa água? Quantos recursos foram utilizados para fabricar a pasta de dente, a escova e suas embalagens? Como foram feitas a pia e a torneira? E para onde vai a água utilizada?
Também como comunidades e instituições eclesiásticas deixamos a nossa pegada ambiental. Temos construções, consumimos energia e água, usamos materiais de escritório e equipamentos. Procure reunir pessoas em sua comunidade ou instituição pra refletir sobre a pegada ambiental. O que podemos fazer para reduzir a nossa pegada?
O Galo é um símbolo de atenção e do alvorecer. Ele também lembra a história da negação de Pedro (Lucas 22.54-62) e nos convida para a vigilância. A cor verde remete à questão ambiental. O Galo Verde canta para anunciar que a natureza é criação de Deus e também para denunciar quando estamos negando o Criador, ao descuidar ou destruir a criação.
Na Alemanha, o projeto é conhecido como Grüner Gockel ou Grüner Hahn. No Brasil, estamos ainda no início da caminhada. Através deste site queremos trazer informações, compartilhar experiências, motivar e ganhar motivação para o grande desafio de cuidar da criação de Deus. Contamos com o seu apoio para fazer o galo cantar forte.
A equipe do Galo Verde