O dia 05 de junho é considerado pelas Nações Unidas como o dia Mundial do Meio Ambiente. Esta data é uma boa oportunidade para tratarmos do cuidado com o meio ambiente a partir da perspectiva da fé. O pastor Guilherme Lieven, da IECLB, elaborou um Kyrie que pode ser incluído na liturgia de celebrações:
Comentário:
A vida na terra surge e acontece em torno da água. No princípio, havia as águas do abismo. A primeira imagem do Espírito Santo na Bíblia é a da ventania soprando sobre as águas (Gn 1.1). O sopro de Deus, o Espírito de Deus, pairava sobre as águas. Das águas movimentadas pelo Espírito de Deus, nasce a Criação. Deus criou o universo a partir das águas, separou as águas do céu e as águas do abismo, organizou as águas. A partir desta organização todas as coisas foram criadas.
É urgente o respeito e o cuidado com as águas. Somos chamadas e chamados para preservar e usar a água como um tesouro divino, como fonte de vida. Todos os povos de Deus necessitam urgentemente avaliar a sua conduta em relação à água, resgatando a dimensão espiritual e sagrada deste bem divino.
Esta fonte de vida, que ocupa três quartos da superfície da terra, está ameaçada. Continua a degradação e o desrespeito aos mananciais, aos rios, aos lagos, às fontes, aos lençóis freáticos e aos oceanos. Faz se necessário apoiar iniciativas da sociedade civil e políticas públicas que buscam preservar e regular o uso da água. Falta, ainda, um eficiente programa de educação ambiental, que desperte o amor das pessoas para com a Criação de Deus, especialmente com a água, fonte inesgotável de vida.
Kyrie:
Ó Deus, a tua Criação geme. Está sendo atacada dia-a-dia. As águas estão feridas pela poluição, descuido, mau uso, comercialização. Grandes mananciais estão secando e morrendo. Pedimos piedade! Sopra com o teu Espírito Santo e transforma as pessoas que corrompem, adulteram e atacam o teu bem maior na Criação, a água, a fonte de vida! Desperta a justiça e o amor das pessoas e das comunidades pelas águas, rios e mares, riachos e lagos, fontes e poços. Vocaciona o teu povo para cuidar da água e viver em paz. Encoraja profetas e profetizas para denunciarem poderes que manipulam os sistemas, o direito humano e a justiça. Impulsiona ações que viabilizem o uso respeitoso e sagrado do bem maior da Criação: a ÁGUA. Estimula em nós o louvor pela tua Criação. Tem piedade, Senhor, e socorre-nos com a tua salvação.