O Parque Nacional de São Joaquim, em Urubici (SC), é uma referência quando o assunto é ecossistemas que entregam bons serviços ambientais.
A região é conhecida pelo fornecimento de boa água para a localidade através de aquífero (formação geológica que armazena água subterrânea). A água potável é só um dos recursos fornecidos: regulação climática, ar puro e beleza cênica são outros atributos do parque.
O parque está sendo ameaçado, porque interesses particulares com ajuda política liderada pelo senador Esperidião Amin querem reduzir em 20% a área. Isso traria um impacto ambiental negativo muito significativo para toda a região.
Por conta disso, o Galo Verde e a Apremavi (Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida) juntaram forças para proteger São Joaquim e pressionar nossas autoridades a desistir desse projeto de lei. Ativar e sensibilizar redes de contato, pressionar e convencer atores estratégicos, criar redes de apoio e acompanhar a movimentação dos partidos políticos de oposição e aliados são atividades estratégicas que a parceria Galo Verde e Apremavi está colocando em ação para lidar com essa situação e contornar a pressão partidária.
Quando Jesus expulsou os cambistas do templo sagrado, trecho encontrado em Marcos 11:15-19, o messias ensinou que a fé não deve ser alvo de comércio.
Afinal, fé é um debate coletivo: todos estão convidados a usufruir da graça e da Palavra, por mais que a escolha religiosa seja assunto individual.
De forma análoga, a nossa casa comum, nossa Terra, é um bem natural público: todos os seres vivos usufruem da natureza. Justamente por isso, a Criação de Deus não deve ser alvo de negociatas políticas ou jogos partidários.
Felipe Gruetzmacher