Johannes e Maria deixaram a Alemanha para viver no Brasil de forma ambientalmente sustentável. Os dois vivem em um sítio, no alto de uma montanha, no município de Paulo Lopes. Habitam em uma casa que produz 100% da energia utilizada, plantam alimentos sem agrotóxicos e têm uma visão crítica do consumismo. O estilo de vida dos dois foi tema de uma reportagem do Globo Repórter. Confira alguns trechos da entrevista:
Johannes:
– “Nós temos que voltar para usar ou tirar dessa terra só o que nós precisamos. E nós gastamos bem mais do que nós precisamos, e essa terra não vai suportar isto.”
– “As minhas filhas lutam muito comigo porque ainda tenho uma camisa que eu já usei há 10 anos, mas se esta não suja, não tem coisa rasgada porque, alguém tem que me explicar, porque eu tenho que jogar isto fora.”
Maria:
– “Não é nenhum sacrifício, pelo contrário. Sou muito feliz agora, muito mais do que era antes quando vivia em um estresse trabalhando, trânsito, poluição, competição da cidade”
– “Nós passamos dez anos nos programando para mudar nossa vida e, primeiro para comprar o sítio, para montar toda essa estrutura. Nossas despesas são mínimas porque a gente não paga água nem aluguel, não paga energia elétrica”.
Veja a reportagem completa em:
Alemão deixa a Europa e corta gastos com luz, água e gás ao viver no Brasil
Johannes e Maria também contribuem com o Projeto Ambiental Galo Verde!