O Programa Ambiental Galo Verde, do Sínodo Vale do Itajaí, foi convidado a promover ações de gestão ambiental durante o 23º Congresso Nacional da Juventude Evangélica da IECLB em Timbó, nos dias 24 a 29 de julho. O encontro reuniu em torno de 1.500 jovens de todos os sínodos da IECLB.
Dentro da temática do Congresso, o PAGV esteve inserido no debate e na concretização do tema “Pela Graça de Deus (não) Temos Valor”. A pergunta “Qual é o valor da Criação de Deus?” foi a motivação das ações desenvolvidas. A principal ação foi mover os jovens para a compensação dos gases de efeito estufa emitidos para reunir 1.500 jovens.
O Centro Vianei de Lages/SC, através do Projeto Carbono Social em Rede, foi o grande parceiro do Galo Verde nesta empreitada. A entidade fez o cálculo das emissões de CO2 do Congrenaje, chegando a 62 toneladas. Para compensá-los, os jovens promoveram a adoção de 62 árvores nativas a serem plantadas por famílias indígenas laklãnõ-xokleng. Cada adoção representa o plantio de cinco mudas.
Leia o relatório completo da participação do Galo Verde no Congrenaje, clicando aqui.