A água é um bem renovável, mas não é infinito. O volume de água disponível para consumo é muito pequeno (leia aqui). Em todo o mundo, a disponibilidade de água está diminuindo em virtude do aumento do consumo e da contaminação dos mananciais. Faça a sua parte para mudar este quadro! Comece com pequenas atitudes que farão grande diferença na preservação desse recurso natural indispensável à nossa vida.
A regra fundamental é: evite o desperdício! Tenha também cuidado com vazamentos e torneira pingando. Um pequeno vazamento pode consumir 45 litros de água por dia. Faça a conta do que isso significa em um mês! Veja abaixo algumas dicas para uso racional da água:
1. No banheiro
- Não deixe a torneira aberta ao escovar os dentes ou fazer a barba.
- Não demore muito tempo no banho. Um banho de 15 minutos pode consumir até 200 litros de água. Cinco minutos são suficientes para nossa higiene. Desligando o chuveiro ao ensaboar, a economia será ainda maior.
- Cuidado com a descarga. Descargas com válvula desreguladas são vilãs do consumo. Dê preferência a caixas de descarga acopladas e com acionamento duplo.
2. Na cozinha
- Faça uma pré-limpeza da louça retirando os restos de comida. Além de evitar entupir a pia, economiza água.
- Não use água corrente para lavar louça. Ensaboe a louça e somente abra a torneira para enxaguar. Lavar louça com torneira aberta por 15 minutos consome praticamente os mesmos 200 litros de um banho. Com uso consciente, você pode gastar até 90% a menos.
- Use arejadores (restritores de vazão) nas torneiras. Eles geram sensação de maior volume e a economia pode chegar a 60%.
- Use a capacidade máxima da sua máquina de lavar louça.
3. Na lavanderia
- Lave roupas somente quando tiver roupa suficiente para utilizar a capacidade máxima da máquina de lavar.
- Se você utiliza tanque, deixe a roupa de molho e utilize a mesma água para ensaboar e lavar.
4. No quintal
- Água da chuva pode ser utilizada para lavar calçadas, molhar plantas.
- Regue suas plantas de manhã cedo ou ao fim do dia para reduzir a perda com a evaporação. Dê preferência ao regador ou utilize mangueira com esguicho econômico.
- Mangueira não é vassoura! Na maioria das vezes, basta varrer a calçada. Se necessário lavar, utilize água da chuva ou da lavagem de roupa. Em alguns municípios, a prática de lavar calçadas com mangueira é punida com multa.
- Use um balde para lavar a bicicleta ou o carro. A utilização de água corrente para lavar um veículo pode levar ao desperdício de 300 litros de água.
Colaboração: Emilio Voigt